Balcão das Federações

Federações de Basquetebol, Taekwondo e Voleibol integram Confederação

Abr 7, 2025 | Institucional, Banner

A Federação Portuguesa de Basquetebol, a Federação Portugal Taekwondo e a Federação Portuguesa de Voleibol são, a partir de hoje, associadas da Confederação do Desporto de Portugal.

O número de associados da CDP sobe agora para 67 Federações Desportivas, ou seja, o total de Federações com estatuto de Utilidade Pública Desportiva, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, em Portugal.

As três Federações foram admitidas na Assembleia Geral Ordinária, que decorreu nesta segunda-feira, no Hotel Meliá Aeroporto, em Lisboa.

“Quase 20 anos depois, a Federação Portuguesa de Basquetebol retorna à CDP, reforçando o diálogo e a participação ativa nos grandes fóruns do desporto nacional. Com a eleição de Daniel Monteiro, acreditamos que a CDP deve ser uma casa de representação ativa e credível para todas as modalidades, promovendo a união e o fortalecimento do desporto nacional. O nosso principal contributo será reforçar a ideia central de que o desporto tem de falar a uma só voz, nas questões essenciais do desenvolvimento o Desporto tem que falar a uma só vez”, afirmou Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol.

Já Nuno Antunes, presidente da Federação Portugal Taekwondo, comentou: “A integração na Confederação do Desporto de Portugal não só reforça o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos anos, mas também abre portas para uma colaboração mais estreita com as demais entidades desportivas nacionais, em prol do desenvolvimento sustentável e do fortalecimento do desporto português.”

Por sua vez, Vicente Araújo, presidente da Federação Portuguesa de Voleibol, afirmou: “É com satisfação que o Voleibol volta a integrar a Confederação do Desporto de Portugal. Cremos estarem reunidas as condições para que a CDP funcione como um canal de transmissão privilegiado no ampliar da voz das federações desportivas de modo a que esta possa ser ouvida e considerada nas orientações estratégicas da política desportiva nacional”.

Daniel Monteiro, presidente da Confederação do Desporto de Portugal, mostrou-se muito satisfeito por estas três admissões: “Temos vindo a trabalhar no sentido de reunir todas as Federações na CDP e hoje conseguimos que isso acontecesse. É um dia muito importante para a CDP e para todas as Federações, que falam cada vez mais a uma só voz e que, em conjunto, vão ter uma palavra determinante na construção da política desportiva de Portugal”.

Outras Notícias

Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo está em marcha

Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo está em marcha

Realizou-se no dia 04 de abril, no auditório do Estádio Nacional do Jamor, o Workshop de Reflexão Estratégica III – Desporto no Clube: Formação Desportiva e Alto Rendimento. A Confederação do Desporto de Portugal fez-se representar por Pedro Berjano, diretor de...