Portugal qualificou-se este domingo para o Campeonato da Europa de Futsal Sub-19, ao empatar com França, a quatro golos, no Pavilhão Multiusos de Gondomar, garantindo o primeiro lugar no Grupo 3 da Ronda de Elite e uma vaga na fase final do torneio continental.
Diogo Almeida (6′), Renato Almeida (7′), António Pereira (20′) e Eliott Kolski (20, ag) foram os autores dos golos lusos.
A equipa comandada por José Luís Mendes, atual campeã em título da categoria, será uma das que, de 28 de setembro a 5 de outubro, disputará o Europeu na Moldávia, na Arena Chișinău.
Início frenético no desafio que tudo decidia e o que poderia ter sido uma vantagem para Portugal (dois cartões amarelos e consequente expulsão de Laghmouche), que jogou temporariamente contra quatro, serviu de susto – golo de Le Pessot, aproveitando desentendimento na defesa – e de alívio segundos depois, com dois golos num minuto, marcados por Diogo Almeida e Renato Almeida.
Seguiu-se uma fase menos intensa, mas sempre muito disputada, com as equipas “tapadas” por faltas, mas o derradeiro minuto voltou a mexer com as emoções nas bancadas, com três golos separados por segundos: António Pereira fez o 3-1, Le Pessot bisou para a França e… assinou um autogolo por Portugal.
O segundo tempo foi também bastante emocionante, tanto mais que os portugueses se deixaram empatar, graças aos golos de Megrous e El Kahim Billah. Porém, numa prova de maturidade, a seleção conseguiu suster o ímpeto adversário até final do encontro, a que assistiram José Fontelas Gomes, da Direção da FPF, e o selecionar nacional Jorge Braz.
Fonte: Federação Portuguesa de Futebol