Fernando Gomes foi eleito nesta quarta-feira, dia 19 de março, Presidente do Comité Olímpico de Portugal. As eleições para os Órgãos Sociais do Comité Olímpico de Portugal (COP) para o período 2025-2029 determinaram a vitória da Lista B, encabeçada por Fernando Gomes, que reuniu 57% da votação, num total de 103 votos. A Lista A, liderada por Laurentino Dias, teve 43%, 78 votos. Votou 99% do universo eleitoral, tendo sido registado um voto nulo. A tomada de posse dos Órgãos Sociais eleitos ocorrerá no dia 25 de março, a partir das 18 horas, no Centro Cultural de Belém.
“Em nome da Confederação do Desporto de Portugal, felicito Fernando Gomes e toda a sua equipa pela eleição para o Comité Olímpico de Portugal. Que os próximos quatro anos sejam ricos em melhores condições para os atletas portugueses e que as missões do COP, em especial a Missão Olímpica a Los Angeles 2028, proporcionem muitas alegrias e o sentimento de orgulho a todos os portugueses. Com um conjunto de estruturas de apoio mais alargadas, com ainda mais profissionalismo em toda a gestão e com todos os atletas integrados no espírito coletivo de missão, Portugal poderá ter ainda mais ambição com o nosso Desporto a conquistar ainda melhores resultados. A Confederação do Desporto de Portugal conta com o Comité Olímpico de Portugal, enquanto parceiro institucional, para continuar a valorizar social e politicamente o Desporto e contribuir para alargar o seu reconhecimento a mais quadrantes da nossa sociedade e a todo o país.”, afirmou Daniel Monteiro, presidente da Confederação do Desporto de Portugal.
Quanto às eleições do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço foi nesta terça-feira, dia 18 de março, reeleito para a presidência da Comissão Executiva. O resultado expressivo da eleição, com a maioria dos membros a validarem a lista por si encabeçada — recolheu 113 votos a favor, sendo também contabilizados sete em branco —, deixou o atual presidente naturalmente satisfeito, também com a afluência às urnas nesta eleição com lista única. A cerimónia de tomada de posse está marcada para o próximo dia 26, às 18 horas, no Palácio do Conde d’Óbidos, em Lisboa.
“Parabenizo o José Manuel Lourenço pela reeleição para a presidência do Comité Paralímpico de Portugal, desejando-lhe a si e à sua nova equipa a continuação do trabalho de afirmação do Desporto para pessoas com deficiência, com mais praticantes e cada vez melhores resultados desportivos para as Missões paralímpicas portuguesas”, referiu Daniel Monteiro, presidente da CDP.

Fonte: COP, CPP e CDP