Este domingo a Seleção Nacional de Ginástica Acrobática conquistou um feito histórico ao terminar o Campeonato da Europa em 1° lugar. O medalheiro luso ficou completo com um total de oito medalhas.
O Grupo Feminino de Alícia Santos, Leonor Carreira e Ema Fernandes voltou a subir ao lugar mais alto do pódio, desta vez em Equilíbrio com um exercício de 29.440 pontos, a nota mais alta de toda a competição. As ginastas lusas, no Coque Arena, demostraram um nível competitivo altíssimo, trazendo para Portugal o Ouro nas três categorias (juntamente com Dinâmico e All-Around).
O Par Masculino de Miguel Lopes e Gonçalo Parreira também brilhou ao terminar o exercício Dinâmico em 1° lugar (27.890 pontos). Os ginastas juntaram a medalha de Ouro aos dois Bronzes que já tinham conquistado em Equilíbrio e All-Around.
O Par Feminino de Beatriz Carneiro e Inês Faria também contribuiu para o medalheiro português com o 2° lugar (27.870 pontos) na prova de Equilíbrio, assim como o Par Misto de Lara Fernandes e Guilherme Henriques que ficou em 3° (27.870 pontos) na prova de Dinâmico.
Portugal terminou assim os campeonatos com 4 Ouros, 1 Prata e 3 Bronzes. O pódio internacional ficou completo com um segundo lugar de Israel (3 Ouros, 5 Pratas e 1 Bronze) e com o terceiro lugar da Ucrânia (3 Ouros, 2 Pratas e 2 Bronzes).
No escalão de Juniores, os nossos ginastas também mostraram estar à altura do desafio ao terminar a competição em 3° lugar com um total de seis medalhas.
O Grupo Masculino de João Samico, Tomás Martinho, Jorge Silva e Gabriel Vilela conquistou o Ouro em Dinâmico (28.300 pontos) e no All-Around (84.520 pontos) e ainda a Prata em Equilíbrio (27.950 pontos).
O Par Feminino de Sofia Ferreira e Joana Silva ficou em 2° lugar (27.550 pontos) no exercício Dinâmico, enquanto o Grupo Feminino de Maria Correia, Maria Amorim e Catarina Santos terminou a prova de Equilíbrio em 3° lugar (27.900 pontos).
Já Par Misto de Mariana Pinheiro e David Teixeira ficou em 3° lugar (26.980 pontos) no exercício Dinâmico.
O 1° lugar foi para Israel (8 Ouros e 6 Bronzes) e o 2° para a Grã-Bretanha (4 Ouros, 5 Pratas e 1 Bronze).
Fonte: Federação de Ginástica de Portugal