Balcão das Federações

Portugal termina Campeonato da Europa de Acrobática em 1° lugar

Abr 20, 2025 | Destaques Desportivos, Ginástica

Este domingo a Seleção Nacional de Ginástica Acrobática conquistou um feito histórico ao terminar o Campeonato da Europa em 1° lugar. O medalheiro luso ficou completo com um total de oito medalhas.

O Grupo Feminino de Alícia Santos, Leonor Carreira e Ema Fernandes voltou a subir ao lugar mais alto do pódio, desta vez em Equilíbrio com um exercício de 29.440 pontos, a nota mais alta de toda a competição. As ginastas lusas, no Coque Arena, demostraram um nível competitivo altíssimo, trazendo para Portugal o Ouro nas três categorias (juntamente com Dinâmico e All-Around).

O Par Masculino de Miguel Lopes e Gonçalo Parreira também brilhou ao terminar o exercício Dinâmico em 1° lugar (27.890 pontos). Os ginastas juntaram a medalha de Ouro aos dois Bronzes que já tinham conquistado em Equilíbrio e All-Around.

O Par Feminino de Beatriz Carneiro e Inês Faria também contribuiu para o medalheiro português com o 2° lugar (27.870 pontos) na prova de Equilíbrio, assim como o Par Misto de Lara Fernandes e Guilherme Henriques que ficou em 3° (27.870 pontos) na prova de Dinâmico.

Portugal terminou assim os campeonatos com 4 Ouros, 1 Prata e 3 Bronzes. O pódio internacional ficou completo com um segundo lugar de Israel (3 Ouros, 5 Pratas e 1 Bronze) e com o terceiro lugar da Ucrânia (3 Ouros, 2 Pratas e 2 Bronzes).

No escalão de Juniores, os nossos ginastas também mostraram estar à altura do desafio ao terminar a competição em 3° lugar com um total de seis medalhas.

O Grupo Masculino de João Samico, Tomás Martinho, Jorge Silva e Gabriel Vilela conquistou o Ouro em Dinâmico (28.300 pontos) e no All-Around (84.520 pontos) e ainda a Prata em Equilíbrio (27.950 pontos).

O Par Feminino de Sofia Ferreira e Joana Silva ficou em 2° lugar (27.550 pontos) no exercício Dinâmico, enquanto o Grupo Feminino de Maria Correia, Maria Amorim e Catarina Santos terminou a prova de Equilíbrio em 3° lugar (27.900 pontos).

Já Par Misto de Mariana Pinheiro e David Teixeira ficou em 3° lugar (26.980 pontos) no exercício Dinâmico.

O 1° lugar foi para Israel (8 Ouros e 6 Bronzes) e o 2° para a Grã-Bretanha (4 Ouros, 5 Pratas e 1 Bronze).

Fonte: Federação de Ginástica de Portugal

Outros Destaques

Francisco Cabral vice-campeão de pares no Jamor

Francisco Cabral vice-campeão de pares no Jamor

Uma dupla-falta de Francisco Cabral a permitir que os polacos Karol Drzewiecki e Piotr Matuszewski selassem o match point na final do Oeiras Open 4 – ATP Challenger 125 que terminou, este domingo, de uma semana simbólica em solo nacional, dado ser combinado com o...

Irmãs Jorge vencem no Oeiras Ladies Open

Irmãs Jorge vencem no Oeiras Ladies Open

A um dia de completar um quarto de século, Francisca Jorge defendeu o título de pares do Oeiras Ladies Open, de novo com a irmã mais nova, Matilde Jorge, por parceira. As vimaranenses conquistaram o 21.º troféu conjunto na variante, segundo WTA 125 e único com a...

Padel continua a triunfar

Padel continua a triunfar

Miguel Oliveira sagrou-se campeão do FIP Bronze de África do Silva ao lado do espanhol Willy Lahoz. Diogo Jesus e Pedro Graça foram vice-campeões do FIP Bronze Betsson da Suécia. Catarina Santos e Patrícia Ribeiro também foram vice-campeãs na competição feminina da...