A Assembleia Geral Ordinária da Confederação do Desporto de Portugal (CDP) decorreu hoje no Hotel Meliá Aeroporto, em Lisboa, e aprovou por unanimidade o Relatório de Atividades e Contas, referente ao exercício de 2024. Foi também aprovada por unanimidade a Alteração Estatutária proposta pela direção.
Além disso, também foram admitidas as Federações de Basquetebol, Taekwondo e Voleibol.
Numa Assembleia Geral muito participada, que revelou o interesse e proatividade dos associados, Daniel Monteiro, presidente da CDP, começou por saudar todos os participantes, fazendo um resumo genérico dos temas a serem discutidos.
No plano interno, Daniel Monteiro fez um resumo da atividade da CDP no ano de 2024, destacando as 5 Prioridades Políticas para a XVI Legislatura, o aumento da intervenção política da CDP, a apresentação do estudo ‘O Valor do Desporto Português, o seu financiamento (1996-2024) e o seu futuro’ e a reestruturação interna da Confederação. O presidente da CDP salientou ainda o novo serviço do Balcão das Federações e o novo site da Confederação.
Após o discurso de Daniel Monteiro, foi votada e aprovada a ata da Assembleia Geral de 28 de novembro de 2024 com apenas três abstenções, todas motivadas pela não presença dessas Federações na AG em causa.
Seguidamente, discutiu-se o Relatório de Atividades e Contas que foi aprovado por unanimidade, sem qualquer necessidade de ajuste ao documento.
O ponto seguinte da AG centrou-se na discussão da Revisão Estatutária, tendo para o efeito Luís Paulo Relógio, presidente do Conselho Jurídico da CDP, apresentado e explicado as alterações sugeridas. Foi realçada a limitação de mandatos, que não constava nos Estatutos anteriores. Nesta discussão, algumas Federações sugeriram ligeiros ajustes de redação, que foram tidos em conta e que vão estar contemplados na proposta final.
O último tópico desta reunião magna prendeu-se com a admissão de três novos associados da CDP. As Federações de Basquetebol e Voleibol regressam assim à Confederação e a Federação Portugal Taekwondo filia-se pela primeira vez. A aprovação dos novos associados foi feita por aclamação.
Os novos Estatutos serão publicados assim que for finalizada a redação.