Balcão das Federações

Liliana Cá conquista prata no lançamento do disco

Mar 16, 2025 | Destaques Desportivos, Atletismo

Depois Jéssica Inchude reconquistar ontem o ouro no lançamento do peso, na Taça da Europa de Lançamentos, que decorreu este fim-de-semana, em Nicósia, no Chipre; hoje foi a vez de Liliana Cá carimbar a sua quinta medalha nesta competição, no lançamento do disco, desta vez, a de prata, com 62,66 metros, a melhor marca nacional da disciplina nesta temporada.

Liliana Cá, que conquistou a medalha de prata em 2023, a de ouro em 2021 e duas medalhas de bronze, uma em 2017, ainda sub-23, e a outra em 2022; liderou o concurso até ao quarto ensaio, no qual lançou 62,66 metros. Depois de dois ensaios nulos, a portuguesa, treinada por Luís Herédio Costa, deixou escapar a liderança para a sueca Vanessa Kamga, que ao quinto ensaio garantiu o ouro, com um lançamento de 63,25 metros, ultrapassando Liliana Cá, que até aí detinha também a melhor marca mundial do ano. Na resposta, a portuguesa fez um sexto ensaio nulo e a sueca terminou com um novo lançamento acima dos 62 metros.

Ainda do lado feminino, Mariana Câmara classificou-se em 12.º lugar no lançamento do peso sub-23, com a marca de 13,32 metros. Catarina Flor foi 13.ª no lançamento do martelo, também no escalão sub-23, com um melhor ensaio de 55,08 metros.

Nas restantes provas, todas masculinas, o recordista de Portugal, Tsanko Arnaudov, que tem uma medalha de prata nesta competição, conquistada em 2016; terminou a sua prestação nesta edição, com um 5.º lugar no lançamento do peso. O também recordista de Portugal e medalha de prata nesta competição, mas em 2022, Leandro Ramos, obteve hoje o 9.º lugar na tabela classificativa, com um melhor lançamento do dardo a 77,18 metros. Décio Andrade classificou-se na 9.ª posição, no lançamento do martelo sub-23, com a marca de 69,38 metros; e João Fernandes, com um melhor lançamento de 67,45 metros, foi 10.º no dardo sub-23.

Portugal termina a sua prestação na Taça da Europa de Lançamentos 2025, no 5.º lugar do medalheiro coletivo, com uma medalha de ouro e outra de prata, exa équo com as seleções da Chéquia, da França e da Hungria. Os resultados completos estão disponíveis em Portugal termina a sua prestação na Taça da Europa de Lançamentos 2025, no 5.º lugar do medalheiro coletivo, com uma medalha de ouro e outra de prata, exa équo com as seleções da Chéquia, da França e da Hungria. 

Fonte: Federação Portuguesa de Atletismo

Outros Destaques

Catarina Costa conquista prata

Catarina Costa conquista prata

A judoca Catarina Costa (-48 kg) conquistou esta quarta-feira a medalha de prata nos Europeus de judo, ao ser derrotada pela francesa Shirine Boukli (6ª mundial), na competição que decorre em Podgorica, no Montenegro, após três castigos. A olímpica portuguesa (9.ª do...

Francisco Cabral vice-campeão de pares no Jamor

Francisco Cabral vice-campeão de pares no Jamor

Uma dupla-falta de Francisco Cabral a permitir que os polacos Karol Drzewiecki e Piotr Matuszewski selassem o match point na final do Oeiras Open 4 – ATP Challenger 125 que terminou, este domingo, de uma semana simbólica em solo nacional, dado ser combinado com o...

Irmãs Jorge vencem no Oeiras Ladies Open

Irmãs Jorge vencem no Oeiras Ladies Open

A um dia de completar um quarto de século, Francisca Jorge defendeu o título de pares do Oeiras Ladies Open, de novo com a irmã mais nova, Matilde Jorge, por parceira. As vimaranenses conquistaram o 21.º troféu conjunto na variante, segundo WTA 125 e único com a...