Balcão das Federações

Ivan Domingues é o primeiro luso na grelha de partida do Mundial de Fórmula 3 em 12 anos

Jan 16, 2025 | Automobilismo, Destaques Desportivos

O português Ivan Domingues vai disputar o Mundial de Fórmula 3, uma das categorias de acesso à Fórmula 1, 12 anos depois de António Félix da Costa, anunciou hoje a assessoria de imprensa do piloto.

Aos 18 anos, o piloto natural de Leiria vai representar a equipa Van Amersfoort Racing (VAR), dos Países Baixos, e tem como referências o malogrado brasileiro Ayrton Senna, três vezes campeão do mundo, e o neerlandês Max Verstappen, atual tetracampeão mundial.

“O meu objetivo é correr com a bandeira de Portugal no Mundial de Fórmula 1. Sei que tenho um grande desafio pela frente, mas estou também perante uma grande oportunidade, que vamos procurar agarrar com toda a força e profissionalismo, para dar mais um passo seguro, rumo à Fórmula 2 e depois à Fórmula 1”, afirma o piloto leiriense, que começou a carreira no karting, com oito anos.

A Fórmula 3 é um campeonato de monolugares promovido pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), cujas provas acompanham o calendário do Mundial de Fórmula 1.

A primeira das 10 corridas vai ser disputada disputa-se em Melbourne, na Austrália, de 14 a 16 de março, num calendário que prossegue em Bahrain, San Marino, Mónaco, Espanha, Áustria, Grã-Bretanha, Bélgica, Hungria e Itália.

Cada fim de semana é composto por duas corridas, com a particularidade de a segunda arrancar com os 12 primeiros classificados da grelha de partida em posições invertidas.

Ivan Domingues já conquistou a Taça de Portugal de karting e foi vice-campeão nacional em 2017, 2018 e 2019.

Aos 14 anos mudou-se para Itália, para profissionalizar a sua formação e dar o salto para a Fórmula 4.

Na época passada, em 2024, já na FRECA (Fórmula Regional Europeia by Alpine), destacou-se como um dos melhores estreantes (dois pódios e melhor ‘rookie’ em três corridas).

“O Ivan já faz parte da nossa família, desde a participação na F4 e na FRECA. Demonstrou grandes resultados e determinação, e estamos confiantes de que será uma adição fantástica à nossa equipa”, sublinha Brad Joyce, o responsável da equipa VAR.

A apresentação oficial da equipa VAR ocorre na próxima semana.

Ivan Domingues estreará o novo monolugar em sessão de testes oficial agendada para Barcelona, de 19 a 21 de fevereiro, naquele que “será o primeiro contacto com um carro novo que, segundo as novas especificações, recebe alterações sobretudo nos pneus e no pacote aerodinâmico, no sentido de potenciar mais proximidade e oportunidades de ultrapassagem, um pouco à imagem do que se pretende para a Fórmula 1”, sublinha o piloto.

“Até lá, continuarei 100% focado na minha preparação, que implica sessões físicas e de simulador, bidiárias. Todo o planeamento para a nova temporada foi feito no sentido de criar uma estrutura de apoio e uma rotina profissional que permita apresentar-me da melhor forma assim que tenha oportunidade de começar a testar”, concluiu Ivan Domingues.

Fonte: Lusa

Outros Destaques

Portugueses em destaque no último dia do Irish Open

Portugueses em destaque no último dia do Irish Open

Os nadadores portugueses voltaram a estar em plano de destaque no derradeiro dia do Irish Open –  ouro para Diogo Ribeiro (50 mariposa) e João Costa (50 costas). Uma jornada com mais quatro medalhas de prata – Rafaela Azevedo, nos 50 costas; Vasco Morgado, nos 200...

Guilherme Botelho brilha em Espanha

Guilherme Botelho brilha em Espanha

O atleta português Guilherme Botelho conquistou o 2.º lugar individual na Fencing Cup Quijote (Ciudad Real), prova do Circuito Europeu de U14. Em equipas, juntou-se a atletas da Roménia e França, alcançando o 3.º lugar. Com apenas 13 anos, o Guilherme continua a somar...

Ivo Oliveira vence 2.ª etapa do Giro d’Abruzzo

Ivo Oliveira vence 2.ª etapa do Giro d’Abruzzo

Ivo Oliveira conquistou esta quarta-feira a vitória na segunda etapa do Giro d'Abruzzo, em Itália, impondo-se, com quatro segundos de vantagem, sobre o italiano Filippo Fiorelli (Bardiani) e o alemão Marco Brenner (Tudor), depois de atacar a cerca de 1,5 km da meta em...